FASHION JORNAL PORTO ALEGRE MODA 

Varejo nacional de calçados deve comprar 50% de seus estoques em Gramado(RS)

VAREJO DE CALÇADOS PREVÊ COMPRAR 50% DO ESTOQUE DO VERÃO NA PRÓXIMA SEMANA, EM FEIRA QUE ACONTECE EM GRAMADO (RS)

A movimentação de negócios será nos dias 22, 23 e 24 de maio, no Centro de Eventos do Serra Park.

A forte presença do varejo nacional de calçados semana que vem em Gramado (RS) gera expectativas positivas na indústria que faz seus principais lançamentos do ano, durante a realização da trigésima edição do SICC – Salão Internacional do Couro e do Calçado, de 22 a 24 de maio, no Centro de Eventos do Serra Park. O volume de vendas do comércio nacional sofreu uma retração no primeiro trimestre do ano, mas agora aponta para uma recuperação que deverá se concretizar nos primeiros meses do segundo semestre de 2023. “Pelo menos esta é a expectativa da indústria que está esperando o retorno dos grandes negócios na próxima semana”, diz Frederico Pletsch, diretor da Merkator Feiras e Eventos, que projeta um período efervescente na serra gaúcha. A feira terá 350 expositores com 1500 marcas e espera receber 13.000 visitantes, durante os três dias desta edição comemorativa, especialmente lojistas, importadores e profissionais do setor calçadista.

De Minas Gerais, Lívia Costa, coordenadora de Estilo da Santo Lugar Calçados, com 247 próprias e mais 500 pontos de representações comerciais, deve encaminhar na feira cerca de 40% de todo o volume que irá comprar para o segundo semestre deste ano. “Sempre decidimos o estoque de final de ano nesta feira, pois 80% dos nossos fornecedores estão presentes em Gramado e, portanto, conseguimos fazer negociações lineares e ter consciência do estoque final das lojas”, salienta ela. Já Claudinei Nunes de Siqueira, da Oscar Calçados, do Vale da Paraíba, em São Paulo, com 83 lojas em quatro estados brasileiros: Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Santa Catarina, acredita que fará mais de 50% de suas compras de verão em Gramado. “Os nossos estoques estão baixos e precisamos repor produtos logo”, diz ele. Com a aquisição das Lojas Paquetá pelo grupo ele comemora que irão atingir a meta de ter 200 lojas até o final deste ano. “São novas 63 lojas da Paquetá no Rio Grande do Sul e Santa Catarina que começam a fazer parte da nossa empresa. Mas, as compras delas serão realizadas na feira por outra equipe, estão fora deste percentual que pontuei anteriormente”, sinaliza Siqueira.

Já da Paraíba, da cidade de Campina Grande, vem Eliezio Bezerra de Farias Junior, que também tem lojas em outras cidades paraibanas e duas na Grande Recife, em Pernambuco. Ele afirma que desde o final do ano passado tem feito somente compras pontuais e que vem com grande voracidade para o SICC. “Estamos acreditando muito na retomada dos negócios e já desenhamos inclusive um pequeno crescimento para este ano, cerca de 5% sobre o ano passado, o que já é motivo de comemoração para nós”, enfatiza o lojista. Para Ronaldo Dantas dos Santos, de Salvador (BA), o crescimento da empresa prevista para este ano está entre 20 a 25%. “Para isto, vamos montar um estoque diversificado e diferenciado para atrair nossos clientes. Vamos comprar na feira cerca de 90% de todo o nosso volume planejado para o próximo verão”, finaliza ele.

PROMOTORA – A Merkator Feiras e Eventos tem a parceria das seguintes
entidades: Sindicato da Indústria de Calçados de Estância Velha, Sindicato da Indústria de Calçados de Ivoti, Sindicato da Indústria de Calçados de Igrejinha, Sindicato da Indústria de Calçados de Novo Hamburgo, Sindicato da Indústria de Calçados de Parobé, Sindicato da Indústria de Calçados de Sapiranga e Sindicato da Indústria de Calçados de Três Coroas.

Serviço
O quê: SICC- Salão Internacional do Couro e do Calçado
Quando: de 22 a 24 de maio de 2023
Onde: Pavilhões do Serra Park, em Gramado (RS)
Expositores: 350 indústrias
Marcas: 1.500
Visitantes: 13 mil visitantes nos três dias da feira.

Related posts