CULTURA JORNAL PORTO ALEGRE LITERATURA LIVROS E AUTORES 

Anos finais do Ensino Fundamental: O Elo Perdido da Educação – O grande desafio do sistema educacional

As séries finais do ensino fundamental (6º ao 9º ano) constituem o elo perdido do sistema educacional brasileiro.  Bem ou mal se fala de ensino infantil, alfabetização e séries iniciais. Fala-se muito em ensino médio. O ensino superior é o nível de ensino que mais captura a atenção das autoridades e da mídia.  Mas a respeito dos anos finais, praticamente nada.

É nesse segmento, a fase de transição para a adolescência, quando começam as grandes mudanças, que reside um dos maiores gargalos educacionais. A pandemia colocou em destaque os desafios desse nível de ensino.

De olho no problema, o Instituto Alfa e Beto fez inúmeros estudos e pesquisas e lança o e-book Elo Perdido, um documento especial e inédito sobre os anos finais do ensino fundamental. São 40 páginas, de autoria do professor João Batista Oliveira, presidente do Instituto Alfa e Beto (IAB), que trazem um perfil amplo e detalhado sobre como estão as séries finais tanto na rede pública quanto na rede privada educacional brasileira.

 

Os dados disponíveis da Prova Brasil de 2005 a 2021 apresentam uma trajetória de lenta melhoria até 2017, começou a desacelerar já em 2019 e depois recuou com a pandemia da Covid-19.  

O documento coloca em evidência esse nível esquecido da educação, mas que é crucial para o futuro dos indivíduos e do país. Com o envelhecimento populacional, a diminuição dos nascidos vivos e a escassez de mão-de-obra, o país necessita olhar para as novas gerações. Sem uma população altamente produtiva, quem vai nos sustentar no futuro?

O documento está dividido em sete partes. A primeira, introdutória, apresenta uma radiografia das séries finais, com os indicadores principais da evolução da matrícula e dados relevantes a respeito da eficiência do sistema, com atenção especial para a redução do número de alunos e a persistência dos elevados níveis de reprovação e evasão.  

 

A maioria das seções desse e-book não traz boas notícias.  Mas no fim, há uma boa notícia: independentemente do nível dos alunos ao final das séries iniciais, é possível melhorar o desempenho dos alunos nas séries finais. Também há alguns poucos casos de sucesso documentado nesse nível de ensino.

 

A mensagem do e-book é clara: as séries finais se converteram no elo perdido da educação. Encontram-se abandonadas, sem políticas públicas e iniciativas para reverter o marasmo. Mas não existem obstáculos intransponíveis – só não melhora o ensino nesse nível – como nos demais – quem não se dispõe a fazê-lo. 

Acesso o e-book O Elo Perdido pelo link https://www.alfaebeto.org.br/wp-content/uploads/2024/01/e-book-series-finais-o-elo-perdido.pdf

Autor: João Batista Oliveira: Ph.D. em Educação pela Florida State University. Pós-doutorado e Visiting Scholar da Graduate School of Business, Stanford University. Professor universitário no Brasil (UFMG, COPPEAD/UFRJ) e na França (Université de Bourgogne, Dijon). Em 2016, recebeu o Prêmio Darcy Ribeiro da Comissão de Educação e Cultura, da Câmara dos Deputados. Foi diretor do IPEA e secretário executivo do MEC. Trabalhou como funcionário do Banco Mundial, em Washington, e da Organização Internacional do Trabalho, em Genebra.  

Related posts